EDUCAÇÃO FÍSICA

Através de vários canais de comunicação, inclusive pela internet, muitas pessoas conhecem os diversos benefícios do exercício físico. Verdades que são periodicamente comprovadas pela ciência por meio de inúmeros artigos científicos que relacionam o exercício com a obtenção e manutenção da saúde, além dos indicadores de diferentes doenças.

 

Sempre digo que um dos maiores, senão o mais importante dentre os benefícios, é o poder do exercício físico em tirar uma pessoa do sedentarismo. No Brasil, de acordo com organização mundial da saúde, o número de pessoas prejudicadas pelo sedentarismo foi de 47% da população em novembro de 2018.

 

É sabido que o sedentarismo é responsável por acometer várias patologias, sendo muitas delas resultantes do sobrepeso. A prática regular de exercícios físicos no aspecto preventivo, além de melhorar a qualidade de vida, diminui o risco do desenvolvimento de síndromes metabólicas como o diabetes por exemplo. No aspecto terapêutico, auxilia na diminuição dos sintomas da depressão e ansiedade, e tem sido cada vez mais indicada no processo de recuperação dos distúrbios comportamentais. No aspecto corretivo, ajuda a melhorar o equilíbrio postural através do aumento da força e flexibilidade, além de diversas outras vantagens como auxiliar na manutenção do peso corporal, sendo isso direcionado de acordo com a conclusão de um balanço calórico.

O balanço calórico ou balanço energético se dá através do resultado da subtração de toda energia da ingestão diária de alimentos, pelo gasto de calórico através do consumo energético do nosso corpo. Esse balanço quando desiquilibrado pode gerar diminuição ou aumento da gordura corporal. Com o objetivo de emagrecer, o gasto calórico deve ser maior que a ingestão de calorias. Somado as atividades rotineiras das pessoas, a prática do exercício físico aumenta o gasto calórico diário através do gasto calórico durante e depois da atividade física, que pode continuar até horas depois do treino, auxiliando assim no processo de emagrecimento.

 

É claro que o gasto calórico pode variar e depende de alguns fatores determinantes, como a intensidade e a duração do treino, ou da modalidade escolhida, uma vez que é possível para qualquer pessoa escolher a atividade que mais lhe agrada, devido as várias formas de praticar exercícios. Vale lembrar também que a prática regular de atividade física, sempre esteve presente na vida do ser humano, sendo retirada por ele mesmo através das várias facilidades que se desenvolveu para obtenção de mais conforto. Antigamente, o simples ato de se deslocar era feito com maior esforço. Carros, escadas rolantes, elevadores, controle remoto, são apenas alguns exemplos de adventos para aumento da nossa qualidade de vida qual tal temos hoje.

Nisso, a Educação Física tenta, com muito empenho, devolver ao ser humano algo que ele sempre teve que é a prática regular e diária de atividade física. Dessa forma, diminuir o risco dos distúrbios relacionados ao sobrepeso e manutenção da saúde e qualidade de vida.

© Clínica de Emagrecimento Vivare. Todos os direitos reservados.